Recomendações para o Processo Seletivo

Postado por
|

Só envie o CV se realmente estiver disposto a mudar de emprego ou posição

Tentar fazer o jogo do “deixa eu me avaliar no mercado” enviando seu CV, talvez não seja o caminho mais indicado para sua carreira. Pelo contrario. Conhecemos alguns casos em que os profissionais desistiram do processo simplesmente abandonando-o ou alegando que conseguiram uma promoção no emprego atual. Esta postura acaba trazendo prejuízo na imagem do profissional.
Caso queira se avaliar procure uma empresa de consultoria para que eles possam fazer uma avaliação de seu perfil e lhe indicar o melhor caminho.

Seja rápido nas interações entre recrutador e candidato

Normalmente os candidatos(as) são ágeis nesta etapa do processo, porém existem os mais morosos que quando retornam, já perderam o “time” do processo,
É natural e por questões de estrutura e organização que as demoras mais prolongadas partam do recrutador e das empresas contratantes.

Cumprir o que foi combinado

Havendo qualquer imprevisto quanto aos compromissos assumidos (entrevistas, envio de informações complementares, etc.) entrar em contato com o recrutador de preferência antecipadamente via telefone, email, mensagens de texto, etc.
Esta postura solidificará os passos seguintes ao processo seletivo.

Compromisso.

A não observância deste item implicará como falta de responsabilidade perante o entrevistador.

Pontualidade

Muito importante este item. Cidades ou locais de muito trafego ou difícil acesso é aconselhável que o candidato se programe para sair como uma certa antecedência.
Se houver atraso na entrevista o que será quando for admitido ?
Caso haja um imprevisto mesmo, sempre ter em mãos os contatos do entrevistador para posicioná-lo a respeito.
Cidade como São Paulo, lembrar-se do rodízio municipal de transito.

Respeitar o pessoal da recepção e serviçais da empresa Recrutadora

Parece incrível ter que mencionar este item mas já presenciamos alguns casos de excelentes profissionais serem desclassificados dos processos seletivos devido ao desrespeito a recepcionista, secretárias até mesmo manobristas das empresas recrutadoras.
Prepotência.

Apresentação pessoal

Favor não levarem a mal este tópico porque realmente é para a minoria, mas fica como um tópico das recomendações.

Higiene

Usar um desodorante, roupas limpas e apresentáveis são os mínimos cuidados que o candidato deve ter. Caso tenha algum problema na dentição, recomendamos que o candidato faça uma visita ao seu dentista antes da entrevista

Comunicação não verbal

Durante a entrevista, o candidato deve estar com o olhos sempre voltados ao interlocutor. Principalmente quando este responde as perguntas do entrevistador.

Seja você mesmo

Durante a entrevista aja naturalmente, sem nervosismo (é fácil pedir isto agora) e ansiedade. Responda as perguntas de forma clara e objetiva, sem prolongar muito os assuntos. Evite utilizar gírias e palavrões.
Se for indagado sobre seus defeitos e qualidades descreva-as de forma a não se sentir penalizado ou orgulhoso sobre eles.

Recomendações Finais

  • Falar sempre a verdade
  • Desligue o celular;
  • Responsabilidade com os compromissos assumidos.

Sempre dê o feed-back. Melhor uma informação que não seja do agrado dos envolvidos que ficar sem informação.

Adicionar um comentário

Sobre a Delta

A Delta Informática atua, desde 1988, com excelência e credibilidade, desenvolvendo projetos, terceirizando mão de obra especializada, administrando treinamentos e comercializando produtos.

Entre em Contato

Rua Sete de Abril, 264, 13º andar
CEP: 01044-904
São Paulo – SP – Brasil

11 95636-5493