Ao longo de muitos anos empregando e acompanhando diversos profissionais da área de TI constatamos que muitas das dificuldades encontradas em se manter nas empresas e cargos ocupados, derivam de outras qualificações que transcedem as qualidades técnicas. Na maioria dos casos, são excelentes técnicos mas vêem seus empregos naufragarem por não possuírem habilidades pessoais para conviverem em situações de pressão. As principais preocupações do técnico de TI são com as maquinas, esquecendo-se de quem utilizam estas maquinas e do ambiente em que ele tem que conviver nas empresas, em outras palavras, com as pessoas, tanto usuários como os próprios pares da área de TI.
Realmente é difícil sorrir e manter-se calmo quando está tudo parado ou sistemas que não estão funcionando, usuários em cima cobrando por soluções imediatas. É difícil aconselhar medidas de comportamento nesta hora, mas uma dica muito importante é comprometer-se com o problema e mostrar-se empenhado em resolve-lo. Já passamos por situações em que o profissional de TI tem atitudes de desinteresse e aquela máxima “o problema não é meu”. Isto é fatal para imagem do profissional. O usuário enxerga o profissional de TI como o “salvador da pátria” para seus problemas, não levando em consideração a especialidade do mesmo. Caso o problema seja da área de infraestrutura ou de sistemas, procurem falar com os responsáveis sem transparecer para o usuário que a situação está sem controle. Adotando esta postura haverá uma maior integração entre as equipes e os usuários se sentirão mais confortados em momentos de instabilidades.
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